Pré-vale entrega estrutura moderna e personalizada a Hospital Azambuja

Pré-vale entrega estrutura moderna e personalizada a Hospital Azambuja
25 de janeiro de 2024

A utilização de elementos pré-fabricados em concreto não apenas tem revolucionado o processo construtivo, como também promovido muito mais flexibilidade e eficiência na edificação de estruturas modernas e versáteis. Dessa forma, têm se mostrado uma excelente opção para diferentes áreas, inclusive, construções complexas da área da saúde.

A exemplo dessa versatilidade, a Pré-vale Pré-fabricados, empresa Especialista em obras na área, entregou para o Hospital Azambuja (Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux), de Brusque (SC), uma obra com 6.008,96 m², composta por sete pavimentos e um voltado ao heliponto da unidade.

A obra precisou ser totalmente personalizada para atender algumas particularidades, como: adequar-se ao terreno aproveitando ao máximo o espaço (de aproximadamente 1.380 m²), por conta de ser cercada pelo prédio já existente do Hospital e para atender às necessidades dos setores que fariam parte desse novo complexo hospitalar.

Somando esses fatores e por conta da dificuldade de acesso à construção, todos os pilares foram emendados pelo tamanho das peças e as vigas também tiveram ligações semirrígidas, oferecendo maior controle na estabilidade da obra e diminuindo as taxas de armaduras.

 

Obra do Hospital Azambuja alocará alguns dos setores mais importantes

Essa nova obra do Azambuja receberá alguns dos setores mais importantes do hospital, dentre eles: laboratório de análises clínicas; centro cirúrgico; central de material esterilizado; Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal; UTI adulto; ala de internação; e heliponto.

De acordo com o coordenador de projetos do Hospital Azambuja, Argel Fagundes, essa obra representa um grande avanço de infraestrutura para a instituição, sendo o maior projeto de ampliação da história do hospital.  “Com relação aos setores instalados, consideramos uma substancial evolução na estrutura do centro cirúrgico, que será ampliado de 400 m² para 1.300 m², contando a área existente, mais a área ampliada no novo bloco. Ele passará de cinco salas cirúrgicas para 10 amplas salas, dobrando sua capacidade produtiva, além de proporcionar melhores condições de trabalho às equipes e principalmente, ambientes mais humanizados ao paciente”.

Argel comenta ainda que a instalação da UTI neonatal no novo bloco, representa um grande avanço para a instituição, que por muito tempo pleiteou junto ao poder público a habilitação deste serviço. “Atualmente ela está instalada de forma provisória em área existente do hospital há pouco mais de um ano. No novo bloco este setor contará com uma ampla estrutura totalmente adequada e compatível com a demanda e necessidade deste serviço vital para a população de Brusque e região”.

Além da UTI neonatal, o novo bloco comportará uma UTI para adultos com 20 leitos, que visa proporcionar um ambiente confortável e humanizado aos pacientes, visitantes e profissionais do setor, além de aproveitar os benefícios da localização, como aproveitamento da iluminação natural e visão privilegiada para todo o complexo de Azambuja.

Argel também explicou que no último pavimento será instalada uma nova ala de internação clínica, com 22 leitos e uma moderna estrutura, visando proporcionar modernidade e conforto e a pacientes, visitantes e acompanhantes. “A instalação dessa nova ala representa uma ampliação no número de leitos de internação do hospital, que atualmente trabalha constantemente com 100% de taxa de ocupação”, completa.

A instituição tem grande expectativa ainda com a instalação do heliponto, que foi dimensionado para aeronaves de grande porte e ficará acima da cobertura, viabilizando deslocamentos e transferências complexas de pacientes. “Será um grande fator positivo para ajudar o hospital a se tornar ainda mais, uma referência em serviços de alta complexidade”, diz o coordenador de projetos.

 

Localização dos setores do novo bloco foi estrategicamente planejada

Argel também explica que a localização do novo bloco se dá ao fato de que os serviços que serão instalados nesta área são considerados, entre outros, alguns dos mais importantes para o hospital. “O centro cirúrgico possui uma grande demanda de cirurgias e estrategicamente, deve estar localizado em área de fácil acesso, desde a recepção de internação do hospital, onde é o primeiro setor que o paciente é acolhido, até os quartos de internação, onde o paciente é preparado para cirurgia, e posteriormente, direcionado ao procedimento”.

Da mesma forma, as Unidades de Terapia Intensiva também devem estar localizadas em área centralizada da unidade hospitalar, dada a importância da garantia de ‘fácil acesso’ ao setor, considerando que, a grande maioria das internações do bloco são classificadas como urgentes, sendo tanto pacientes oriundos do pronto socorro e alas de internações, quanto pacientes pós-cirúrgicos.

 

Conheça a história do Azambuja

O Hospital Azambuja foi inaugurado em 29 de junho de 1902, em Brusque (SC), e desde então, oferece atendimento médico especializado, soluções inovadoras e infraestrutura de primeira qualidade para o atendimento da população da região do Médio Vale do Itajaí.

Atualmente, é considerado um dos mais importantes estabelecimentos de saúde da região, realizando em média, 30 mil atendimentos por mês. O Hospital investe constantemente na modernização e ampliação de sua infraestrutura, na aquisição de novos equipamentos e na capacitação de sua equipe multidisciplinar.

A Pré-vale sente-se extremamente grata por ter feito parte deste grande passo na história do hospital e pela confiança dada por conta da Diretoria do Hospital Azambuja. Dessa forma, agradece imensamente: ao provedor Ingo Fischer, vice-provedor Luciano Hang, diretor administrativo Padre Nelio Roberto Schwanke, vice-diretor administrativo Gilberto Bastiani, primeiro secretário Marcílio Cesar Ghislandi, segundo secretário Dino Dalceggioe assistente eclesiástico Pe. Alvino Introvini Milani.

Mais Fotos

Veja Também

Aguarde