Pré-vale lança Projeto Ver e Viver em Ibirama

Pré-vale lança Projeto Ver e Viver em Ibirama
17 de maio de 2019

A Pré-vale Pré-moldados de Concreto, lançou na noite desta quinta-feira (16), o Projeto “Ver e Viver”. O programa que tem apoio da Fundação ArcelorMittal, Comercial Daclande, Instituto dos Olhos e Prefeitura de Ibirama, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, busca detectar e tratar problemas visuais em alunos da educação básica da rede municipal de ensino. Cerca de 900 crianças vão participar do programa.

Para o diretor da Pré-vale, Gilmar Jaeger, a parceria com as outras empresas e a Prefeitura, foi essencial para que a proposta tivesse início. “A gente tem certeza que todo o pessoal envolvido, desde professores, diretores, médicos, estão dispostos a realmente fazer do projeto o melhor resultado. A nossa parceira ArceloMittal, em uma oportunidade em junho do ano passado, nos mostrou projetos que já havia realizado e lançou a ideia de aplicar o projeto na região. Nós prontamente trouxemos a ideia para a Pré-vale e decidimos viabilizar com o apoio das empresas e poder público municipal”.

A primeira etapa no programa aconteceu na manhã desta sexta-feira (17), onde houve a capacitação dos professores que serão responsáveis por aplicar a acuidade visual nos alunos, através de orientações fornecidas pela ArcelorMittal.

Na próxima semana, os professores capacitados realizarão os testes nas seis escolas municipais, para identificar as crianças que precisarão ser encaminhadas para tratar alguma afecção ocular. Depois dessa triagem, os alunos serão encaminhados às consultas oftalmológicas, sendo que tanto na parte de detecção quanto na parte de deslocamento ao Instituto, a Prefeitura de Ibirama através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, estará dando total apoio.

O atendimento oftalmológico será subsidiado pelo próprio Instituto de Olhos do Alto Vale, e a partir disso, serão realizados os diagnósticos e a prescrição de óculos. As crianças receberão os óculos de forma gratuita, sendo que estes serão custeados pela Pré-vale e Comercial Daclande. A expectativa, é que a entrega dos óculos aconteça em agosto.

“Esse projeto social visa o desenvolvimento educacional das nossas crianças. A gente sabe que muitas vezes a dificuldade de aprendizagem é por conta da visão e esse projeto vem justamente para detectar esses problemas e solucionar ou diminuir, o que faz com que a criança tenha um desenvolvimento melhor na sala de aula. Nós como município temos que ser parceiros de projetos como este, por isso nós somos apoiadores dessas empresas que já contribuem muito com o desenvolvimento da nossa cidade e que também tem essa visão social ajudando as nossas crianças”, disse o prefeito de Ibirama, Adriano Poffo.

A secretária de Educação, Cultura e Esportes de Ibirama, Marilene Collet Krause, afirmou que a ação vai contribuir para o futuro das crianças. “Esse projeto com certeza vai trazer melhorias para a qualidade de vida dos nossos alunos, vai contribuir para a aprendizagem deles, porque muitas vezes eles não aprendem porque não conseguem ver e com certeza o Ver e Viver será essencial para o progresso das crianças”.

Mais Fotos

Veja Também

Aguarde