Vantagens do uso de EPS nas peças de concreto pré-fabricado

Vantagens do uso de EPS nas peças de concreto pré-fabricado
05 de agosto de 2022

O uso de Poliestireno Expandido (EPS) tem sido largamente explorado na construção civil, devido aos inúmeros benefícios proporcionados. Em construções industrializadas, o material faz parte da composição de peças, como é o caso da fabricação de lajes e consoles em pilares/vigas pré-fabricados em concreto.

As peças de concreto pré-fabricado que contam com a presença de EPS, apresentam baixa massa específica, maior fluidez, facilidade de produção, manuseio, transporte e execução de estruturas, bem como economia e sustentabilidade.

Continue lendo este artigo e entenda mais sobre o uso dessa matéria-prima, por quais motivos é utilizada e qual o método sustentável de reaproveitamento de EPS que a Pré-vale Pré-moldados de Concreto adota!

Uso de EPS reduz peso de peças pré-fabricadas em cerca de 30%

De acordo com a coordenadora do Departamento de Qualidade da Pré-vale, Tatiana Pavei Macan, o uso do EPS na fabricação das lajes reduz cerca de 30% do peso total da peça.

Sendo assim, é possível diminuir a carga (esforços) das estruturas e fundações, contribuindo para um maior custo-benefício da obra. Isso porque com a diminuição do peso da laje, há possibilidade de dimensionar a estrutura a fim de minimizar a quantidade de vigas e pilares.

Reciclagem do resíduo de EPS é um dos diferenciais da Pré-vale

A gestão ambiental e a busca pelo equilíbrio entre os recursos naturais e a cadeia de produção, integram a estratégia de negócios da Pré-vale. Para isso, a empresa atua na gestão de resíduos e mantém um programa permanente de conscientização ambiental, com um calendário anual de ações.

A reciclagem do resíduo de Poliestireno Expandido, por exemplo, é um dos diferenciais da empresa. De acordo com Tatiana, o resíduo de EPS é gerado ao longo do processo de produção das peças pré-fabricadas e para fins de reaproveitamento deste material, a Pré-vale desenvolveu um subproduto a partir deste EPS reciclado.

O EPS é transformado em flocos e utilizado como matéria-prima do concreto leve, empregado na fabricação de outras peças pré-fabricadas. “O EPS, é recolhido em todos os setores após o seu uso e é encaminhado ao setor da usina/misturador para realizar a moagem deste material. Esse EPS moído, entra na fabricação de um traço de concreto, homogeneizado em misturador. Esse concreto é disposto em formas metálicas para fabricação dos blocos de EPS reciclado, que na sequência, é utilizado para fabricação de lajes protendidas. Estes blocos têm alguns tamanhos padrões conforme as espessuras das lajes a serem produzidas”, completa.

Principais vantagens do uso de EPS reciclado em peças de concreto

Tatiana explica que a grande vantagem do uso de EPS reciclado, é o reaproveitamento de um resíduo gerado pelo próprio processo de fabricação das peças pré-fabricadas. “Deixamos de descartar este resíduo em lixões sanitários e reduzimos o consumo de EPS virgem”.

Pré-vale também possui controle de resíduos sólidos

Além da reciclagem de resíduos de EPS, a Pré-vale também possui o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, onde as demais sobras de materiais são separados e armazenados temporariamente nas centrais de resíduos da unidade fabril, até que empresas especializadas e licenciadas façam a coleta, transporte e tratamento adequados.

Somente em 2021, houve redução de 52,43% da geração de resíduos de concreto.

 

Acesse o site da Pré-vale e saiba mais sobre as práticas socioambientais praticadas! Aproveite e entre em contato com a equipe comercial para tirar suas dúvidas sobre a execução de obras pré-fabricadas!

Mais Fotos

Veja Também

Aguarde