Como os pré-fabricados contribuem na promoção do ESG
A construção civil desempenha um papel crucial na sociedade, moldando o ambiente em que vivemos. No entanto, o setor também é responsável por uma quantidade significativa de geração de resíduos e consumo de recursos naturais, ocasionando impactos ambientais. Nesse contexto, a indústria de pré-fabricados em concreto tem desempenhado um papel fundamental no setor, na busca pela sustentabilidade e cuidado ambiental.
Com processos eficientes e industrializados, o modo de produção e execução de obras atua diretamente na redução de resíduos e desperdícios de materiais, além de contribuir de outras formas com a sustentabilidade das edificações e atender aos princípios do ESG (Environmental, Social and Governance).
Continue lendo este artigo e saiba como elas combinam cuidado ambiental, com eficiência, qualidade e durabilidade!
Como a construção pré-fabricada contribui na promoção do ESG
O conceito de sustentabilidade na construção civil, significa garantir que antes, durante e após as construções, sejam adotadas ações que reduzam os impactos ao meio ambiente. O pré-fabricado em concreto, além de oferecer qualidade, segurança, flexibilidade e outros benefícios, promove esse cuidado sustentável, englobando todas as etapas do empreendimento, inclusive, após a instalação. Entenda melhor:
• As peças são produzidas em escala industrial (dentro do parque fabril), através de processos controlados e seguindo rigorosos controles. Dessa forma, chegam prontas para montagem ao local da obra. Isso por si só já promove uma série de benefícios ao meio ambiente, como: redução de desperdícios, organização e limpeza no canteiro de obras, redução de resíduos, além da possibilidade de reaproveitamento de materiais, como água e EPS – Poliestireno Expandido.
• Outro fator muito importante, é que também é possível planejar elementos pré-fabricados para ampliar a utilização de iluminação natural na obra, favorecer as trocas de calor interno do ambiente e proporcionar isolamento térmico e acústico, garantindo eficiência energética. Ou seja, mesmo depois de pronto, o empreendimento ainda estará contribuindo com a preservação da natureza.
Como a Pré-vale adota a sustentabilidade em seus processos?
A Pré-vale Pré-moldados de Concreto adota o ESG em diferentes aspectos. Esse atendimento às boas práticas inicia já na governança responsável, na valorização e no cuidado das pessoas, na capacitação dos colaboradores, como também, nas inúmeras ações sociais realizadas.
São inúmeros exemplos de ações sustentáveis diárias, mas voltando à questão ambiental, pode-se citar a gestão de resíduos, geração de energia limpa através de placas solares, reaproveitamento de água para uso em decantadores, coleta e uso da água da chuva, além da reciclagem do poliestireno expandido (EPS), onde as sobras são utilizadas para a fabricação de alguns elementos.
A Pré-vale é uma empresa especialista no ramo de pré-fabricados de concreto e investe constantemente em qualidade, inovação, tecnologia e responsabilidade socioambiental.
Entre em contato com a equipe comercial para saber mais sobre a gestão estratégica e práticas sustentáveis. Aproveite e confira os demais artigos do blog, confira as obras já executadas que estão disponíveis no site e informações relevantes sobre a empresa e o setor!
Veja Também
-
O novo olhar na indústria de pré-fabricados de concreto A participação das mulheres na Pré-vale vai além das funções administrativas; elas estão presentes desde a concepção de projetos até em setores produtivos da fábrica, laboratório e inovação, além de cargos de liderança e na gestão da empresa.ver mais
-
Aplicação de estruturas pré-fabricadas em edifícios de múltiplos pavimentos Como uma alternativa eficiente, versátil, durável, resistente e sustentável, especialmente quando falamos de edifícios de múltiplos pavimentos.ver mais
-
Telhas zipadas: tecnologia, durabilidade e impermeabilidade em coberturas As telhas zipadas se destacam como uma opção moderna e altamente funcional, garantindo durabilidade, impermeabilidade e resistência às construções, além de muito mais agilidade na montagem.ver mais