Como os painéis corta-fogo promovem a segurança contra incêndios?

Como os painéis corta-fogo promovem a segurança contra incêndios?
18 de agosto de 2023

Os elementos de concreto podem desempenhar um papel significativo na promoção da segurança contra incêndios em estruturas e edifícios. O painel corta-fogo, por exemplo, possui propriedades que o tornam uma escolha favorável para mitigar os riscos de incêndio.

Ele foi projetado para manter a estabilidade, estanqueidade e isolamento térmico no local do incêndio. As paredes formadas por estes painéis são instaladas para reter a transmissão de calor/alta temperatura aos outros ambientes e impedir a passagem de chamas.

Essa eficiência é garantida por pelo menos duas horas. Tempo que se estima ser suficiente para a saída com segurança de todos os ocupantes do edifício ou empreendimento e ao mesmo tempo, segurança nas operações de combate ao incêndio e redução dos danos na própria edificação e em construções próximas.

 

Para que servem os painéis corta-fogo?

Os painéis corta-fogo têm como principal objetivo, serem um obstáculo para propagação do fogo a outros ambientes, protegendo as pessoas e a própria edificação de danos maiores causados pelo incêndio.

Um incêndio possui algumas fases: Ignição, que é como e quando o fogo inicia; Propagação, quando a chama se espalha pelo ambiente e pode ser facilmente alastrada na presença de materiais inflamáveis; Combustão contínua, onde o calor é liberado, o fogo sai do ambiente e se alastra para os arredores, causando um grande perigo que pode levar ao desabamento da construção; Redução, que é o fim do incêndio, quando o calor dissipado não é mais suficiente para combustão.

As paredes formadas pelos painéis corta-fogo impedem essa propagação e consequentemente, a combustão. Por fornecerem tempo para que as ações de combate sejam realizadas, a estrutura do empreendimento pode ser totalmente salva.

 

Pré-vale oferece painéis corta-fogo e cumpre exigências de normas

Além das estruturas e peças já conhecidas, e de todas as certificações de qualidade e de reconhecimento por ações de responsabilidade social, a Pré-vale também possui a certificação de ensaio de resistência ao fogo em painéis pré-fabricados, que está prevista na NBR-10636.

A empresa valoriza a excelência das construções e constantemente busca por novas tecnologias e adequações para melhor atender seus clientes.

Acesse o site e conheça as obras já executadas pela Pré-vale. Tire todas as suas dúvidas sobre os painéis corta-fogo com a equipe comercial.

Mais Fotos

Veja Também

Aguarde