Por que as obras pré-fabricadas em concreto são mais duráveis?

Por que as obras pré-fabricadas em concreto são mais duráveis?
02 de fevereiro de 2024

As construções industrializadas em concreto pré-fabricado apresentam algumas características que as diferenciam dos métodos construtivos convencionais. Qualidade, velocidade de execução, flexibilidade de layout, segurança, sustentabilidade e alta durabilidade, são algumas delas.

O concreto é conhecido no ramo da construção civil por sua resistência e longa vida útil, e com as tecnologias existentes e a constante inovação no setor, este tipo de construção está se tornando cada vez mais eficiente e adaptável às necessidades modernas.

Continue lendo esse artigo para saber por que as obras pré-fabricadas em concreto são mais duráveis!

 

6 motivos que tornam as obras pré-fabricadas em concreto mais duráveis

 

1. Processo construtivo com qualidade controlada

As peças das estruturas pré-fabricadas são construídas em processos controlados, dentro de parques fabris, utilizando matéria-prima de alta qualidade e rigorosos processos de fabricação, através de normatizações propostas para o segmento. Isso garante muito mais qualidade e durabilidade aos elementos fabricados.

A Pré-vale Pré-fabricados está há décadas no mercado e é especialista em construções pré-fabricadas de concreto. Para que as estruturas cheguem às obras com a excelência exigida, a empresa adota uma série de rigorosos controles que garantem a qualidade e durabilidade de todos os elementos.

A empresa possui uma política de manutenção e melhoria contínua da qualidade dos produtos oferecidos. Os controles são realizados por processos e as inspeções são constantes ao longo de todas as etapas. Uma série de tecnologias permite a rastreabilidade das matérias-primas, produtos e processos.

 

2. Resistência a condições ambientais

O concreto é resistente a muitos tipos de condições ambientais, incluindo variações climáticas, umidade e erosão, e ao contrário de materiais como a madeira ou o aço, o concreto não enferruja nem apodrece. No entanto, é necessário que esses elementos tenham sido fabricados seguindo as normas de qualidade do segmento.

Outros fatores também podem auxiliar na maior durabilidade das estruturas, por protegê-las dos efeitos climáticos, como o tipo de cobertura utilizado. As telhas zipadas, por exemplo, utilizadas pela Pré-vale, são produzidas de forma contínua, sem nenhum tipo de emenda longitudinal e sem furos para fixação, o que traz melhores resultados quanto ao desempenho contra infiltrações, garantindo melhor impermeabilidade da cobertura, inibição de fungos, ácaros, mofos e bactérias.

 

3. Baixa manutenção

Por conta de todos os controles de qualidade exigidos durante a fabricação, os elementos de concreto pré-fabricado produzidos pela Pré-vale, requerem pouca manutenção em comparação com outros métodos de construção. Essa baixa manutenção pode ser atribuída à resistência às condições climáticas, à robustez da peça e ao fato de não ser suscetível a danos causados por pragas ou corrosão.

Além disso, como na Pré-vale todas as peças são desenvolvidas sob medida, com uniformidade e precisão na fabricação, isso resulta em um encaixe e alinhamento perfeito das estruturas, reduzindo a necessidade de ajustes ou reparos.

 

4. Resistência ao fogo

O concreto por si só já é um material mais resistente ao fogo. Mas há tecnologias que permitem que ele se torne ainda mais resistente ao calor das chamas. O painel corta-fogo, por exemplo, possui propriedades que mantém a estabilidade, estanqueidade e isolamento térmico no local do incêndio por pelo menos duas horas, se tornando um obstáculo para propagação do fogo e dando oportunidade para que as pessoas saiam com segurança do local. A Pré-vale oferece esse produto. Saiba mais clicando aqui!  

 

5. Uso de protensão

O uso da tecnologia de protensão também traz muito mais durabilidade às obras, por oferecer a capacidade de suportar cargas maiores, vencer grandes vãos sem interferência de pilares, além de proporcionar espaços e projetos arquitetônicos para obras modernas, duráveis, mais leves e com melhor desempenho termoacústico.

→ O concreto protendido é caracterizado pela tensão inserida previamente a uma estrutura. Neste tipo de elemento, o aço passa pelo processo de protensão, que alonga os cabos e cordoalhas da armadura por meio de uma ação externa, garantindo esforços de tração permanentes ao aço e maior compressão ao concreto.

 

6. Concreto autoadensável

A Pré-vale também utiliza o concreto autoadensável no desenvolvimento dos elementos.

Ele tem a capacidade de se moldar sozinho, produzindo peças lisas e sem defeitos. Isso é possível porque ele flui com o próprio peso, preenchendo completamente a fôrma com um material denso e homogêneo, sem a necessidade de compactação vibratória.

 

Esses são alguns dos motivos que tornam o concreto pré-fabricado uma ótima opção construtiva para garantir qualidade e durabilidade.

A Pré-vale oferece soluções construtivas inovadoras, sustentáveis e de alta qualidade, que podem ser personalizadas de acordo com a necessidade de cada cliente. Se você deseja saber mais sobre os processos realizados pela Pré-vale, entre em contato com a equipe comercial! Se preferir, solicite um orçamento diretamente pelo site!

Mais Fotos

Veja Também

Aguarde