Inovação na construção civil: obras pré-fabricadas trazem avanço para arquitetura e engenharia

Inovação na construção civil: obras pré-fabricadas trazem avanço para arquitetura e engenharia
16 de fevereiro de 2024

Com as tecnologias existentes e as constantes inovações no setor, tem se tornado cada vez mais comum o uso de elementos pré-fabricados em construções que propõem arquitetura diferenciada e layouts sofisticados.

A soma de soluções que podem ser empregadas neste modelo construtivo, permite muito mais que vãos livres, mas, uma combinação arrojada de design e funcionalidade. Isso significa que, além de agilizar o processo construtivo e reduzir custos, os elementos pré-fabricados em concreto oferecem a possibilidade de criar edificações com formatos complexos e esteticamente arrojados que, até pouco tempo atrás, seriam consideradas inviáveis se construídas por métodos tradicionais.

Por serem fabricadas dentro de um parque fabril, sobre rigorosos processos e controles que garantem a precisão e qualidade, as peças chegam prontas ao local da obra e com encaixes perfeitos, reduzindo desperdícios, acelerando o processo de montagem e minimizando a necessidade de ajustes durante a execução.

Isso se traduz em uma obra mais limpa, com menor impacto ambiental e com prazos de entrega significativamente menores. Além disso, a padronização dos elementos permite uma manutenção mais simples e econômica, contribuindo para a sustentabilidade do projeto a longo prazo.

As tecnologias pré-fabricadas permitem uma ampla variedade de soluções, trazendo liberdade a engenheiros e arquitetos de planejar obras criativas, com uma porcentagem muito baixa de limitações técnicas. Dessa forma, as obras em concreto se diferenciam das tradicionais, desafiando as limitações estruturais e proporcionando obras ousadas, sustentáveis e altamente eficientes.

 

Philozon, em Balneário Camboríu, é um exemplo de design e arquitetura modernos executada pela Pré-vale

A Pré-vale Pré-fabricados é especialista na fabricação de peças pré-fabricadas, que podem ser projetadas em um elevado nível de personalização de acordo com as necessidades dos clientes. Ou seja, o projeto estrutural pode ser totalmente otimizado, como é o caso da obra entregue a Philozon Indústria e Comércio de Geradores de Ozônio, de Balneário Camboriú.

Versatilidade, funcionalidade e modernidade, são alguns dos atributos desta construção, que além de ter design atual e sofisticado, uniu um amplo espaço interno, com uma integração perfeita com área verde e a delicadeza e beleza de vidros e revestimentos.

A construção de três pavimentos, conta com uma área de 4.000 m² e se encaixa com o alto padrão de imóveis da cidade, sem deixar de oferecer o conforto aos colaboradores, clientes e visitantes.

 

Liberdade de criação para arquitetos e engenheiros

Com os diferentes tipos de tecnologias que a Pré-vale utiliza e a união de resistência e durabilidade do concreto pré-fabricado, arquitetos e engenheiros têm muito mais liberdade de personalização de obras, com a possibilidade de prever maior altura do pé direito, maiores vãos livres, ampliação da capacidade de armazenamento (verticalização de estoques), otimização da área útil, estacionamentos customizados, além de diferentes possibilidades para a arquitetura das fachadas.

A Pré-vale já executou diversas obras no Brasil e possui infraestrutura completa para todos os tipos de construção. Em um de seus artigos do blog, é explicado mais sobre a versatilidade e adaptabilidade em diferentes segmentos. Clique aqui para conferir.

Em outro texto publicado, também é abordado mais sobre o assunto, apresentando vantagens do pré-fabricado em projetos arquitetônicos e estruturais.

O convidamos a conferir as obras já executadas no site e os demais conteúdos gratuitos disponíveis. Aproveite e entre em contato com a equipe comercial para saber mais sobre os serviços oferecidos ou solicite um orçamento diretamente pelo site!

Mais Fotos

Veja Também

Aguarde