Como economizar na construção civil sem comprometer a segurança e a qualidade?

12 de abril de 2024

Você sabia que é possível economizar em uma obra, garantindo qualidade, segurança e durabilidade? Os elementos pré-fabricados em concreto permitem todos esses benefícios, além de unirem sustentabilidade, praticidade, alto desempenho e velocidade de execução, se tornando uma solução inovadora e eficiente na construção civil.

A versatilidade dos elementos é incomparável. Graças à sua capacidade de adaptar-se aos mais diferentes segmentos e terrenos, as peças pré-fabricadas podem ser totalmente personalizadas às construções, além é claro, de permitirem a otimização do tempo e do uso de recursos.

Essa diversidade não apenas simplifica o processo de construção, como também possibilita uma maior personalização e flexibilidade no design arquitetônico, criando obras modernas e com layouts impressionantes.

 

Como os pré-fabricados fornecem economia e eficiência, sem perder qualidade e segurança?

Confira 6 dos principais motivos que fazem com que seja possível conciliar todos esses fatores:

 

1. Compatibilização entre projetos arquitetônicos, estruturais e de instalação

O pré-fabricado consegue compatibilizar projetos arquitetônicos, estruturais e de instalação, permitindo uma execução mais rápida e eficiente da obra. Ou seja, a compatibilização garante que o design da estrutura pré-fabricada se alinhe com a estética e funcionalidade desejadas no projeto. Isso é crucial para garantir que todos os elementos de uma construção funcionem de forma integrada, incluindo o encaixe perfeito das peças com os demais sistemas da construção e a resistência e a estabilidade necessárias para suportar as cargas da construção. Tudo isso requer uma análise cuidadosa das cargas atuantes, bem como a definição de conexões adequadas entre as peças para garantir a integridade estrutural da edificação.

Já na questão da instalação, a compatibilização diz respeito à integração dos sistemas elétricos, hidráulicos, de climatização, entre outros presentes dentro da estrutura pré-fabricada. Ao garantir a combinação entre esses diferentes aspectos, o pré-fabricado possibilita uma execução mais fluida e eficiente da obra, reduzindo o risco de conflitos e retrabalhos durante a construção.

 

2. Contribuem para que a construção atenda a requisitos do ESG

O pré-fabricado em concreto é produzido dentro de um sistema industrial - através de processos controlados e seguindo rigorosos controles -, que já prevê mais sustentabilidade nos processos. Mas, além da produção, a própria montagem da obra se torna mais limpa, sem desperdícios, e com menores riscos de acidentes, já que as peças chegam prontas para montagem no local da construção.

Também é possível planejar elementos pré-fabricados para ampliar a utilização de iluminação e ventilação natural na obra, garantindo eficiência energética. Dessa forma, quando o empreendimento estiver em utilização, ainda estará atendendo a requisitos sustentáveis do ESG.

 

3. Fornecem o máximo aproveitamento de terrenos

O pré-fabricado em concreto possibilita que as peças sejam projetadas em uma variedade de formatos e tamanhos, adaptando-se às especificidades de cada terreno e criando construções inovadoras e funcionais.

Quando um terreno não tem as dimensões necessárias para atender às necessidades do negócio, a partir de análises técnicas de viabilidade, é possível projetar a fabricação das peças de acordo com as demandas daquele empreendimento, sejam elas capacidade de armazenamento, altura, comprimento, otimização da área útil, entre outros. A verticalização é bastante utilizada nesses casos (quando há possibilidade).

 

4. Oferecem mais segurança aos trabalhadores

Outro aspecto crucial a ser considerado é a questão da segurança. São necessários poucos trabalhadores na montagem, sem contar que os riscos acabam sendo menores, já que as peças são, na sua maioria, movimentadas por guindastes e muncks.

A segurança continua depois da obra pronta, já que por conta de o pré-fabricado ser produzido em condições controladas, garante uma qualidade uniforme e uma resistência estrutural superior. Isso se traduz em edifícios mais seguros e duráveis, capazes de resistirem às condições climáticas adversas e aos desafios do tempo.

 

5. Proporcionam rapidez na fabricação e montagem

Com a redução do tempo de construção, os custos associados à mão de obra e ao gerenciamento do projeto são significativamente reduzidos. Isso beneficia os proprietários e permite que os edifícios sejam concluídos e ocupados mais rapidamente, gerando retorno financeiro mais rápido para os investidores.

 

6. Geram economia depois de prontas

As construções pré-fabricadas em concreto continuam gerando economia mesmo depois de prontas. Elas oferecem alta durabilidade e resistência, além de elementos que promovem a iluminação e ventilação natural, gerando economia do consumo de energia elétrica e maior aproveitamento dos recursos naturais.

 

Esses são apenas alguns dos motivos que comprovam como é possível “construir mais com menos” a partir dos pré-fabricados de concreto. Caso você deseje saber mais sobre as vantagens deste método construtivo, o convidamos a conferir o blog da Pré-vale Pré-fabricados. A empresa está há décadas no mercado e hoje é uma empresa referência no Brasil neste setor.

Veja Também

Aguarde