Redução de desperdícios: como gerar menos resíduos na construção civil?
Diversas atitudes podem ser tomadas para amenizar a geração de resíduos, desperdícios e entulhos na construção civil. Seguindo boas práticas, há como incluir a sustentabilidade e o cuidado ambiental na execução de obras.
Entre as principais ações que podem auxiliar no alcance desse resultado, estão: a realização de um bom planejamento da obra, utilização de novas tecnologias, reciclagem e optar por métodos construtivos provenientes da industrialização.
Preparamos um artigo que fala mais sobre essas dicas. Confira:
Dicas para gerar menos resíduos na construção civil
Planejamento detalhado
O planejamento desempenha um papel crucial na redução do desperdício na construção civil. Ao antecipar necessidades e detalhar cada etapa do projeto, é possível minimizar o uso desnecessário de materiais e mão de obra.
Um planejamento cuidadoso permite a otimização dos processos, evitando o tempo ocioso e garantindo a eficiência na utilização de recursos. Além disso, identificar e corrigir potenciais problemas antes que ocorram ajuda a evitar retrabalho, que é uma das principais fontes de desperdício na construção. Ao controlar a compra e o estoque de materiais de forma eficiente e planejada, também evita-se a acumulação desnecessária de itens.
Lembre-se que o planejamento do layout do canteiro de obras também deve ser fundamental.
Reutilização de materiais
Muitos materiais de construção podem ser reutilizados ou reciclados. Por exemplo, madeira, tijolos e metais, podem ser reaproveitados em projetos futuros. Outra possibilidade está na trituração dos entulhos e reciclagem de papéis e plásticos, caso existam no canteiro.
Prevenção de excessos e gerenciamento de resíduos
Como comentado anteriormente, evite pedir mais materiais do que o necessário. Compre apenas o ideal para cada fase do projeto e faça pedidos adicionais apenas quando necessário. Também implemente um plano eficaz de gerenciamento de resíduos que inclua separação, reciclagem e descarte adequado de materiais. Isso pode incluir a contratação de empresas especializadas em reciclagem de resíduos de construção.
Uso de tecnologias
Utilize tecnologias modernas para planejar e projetar sua obra com precisão. Isso ajuda a minimizar erros e reduzir o desperdício de materiais. A tecnologia BIM, por exemplo, auxilia na integração eficiente de todas as particularidades das obras, permite que mais pessoas possam trabalhar ao mesmo tempo no projeto sem interferências ou problemas e envolve tecnologias e processos os integrando de forma eficaz em um único local.
Treinamento da equipe
Treine sua equipe sobre práticas eficientes de construção e manejo de materiais. Isso pode incluir técnicas de corte e montagem para minimizar o desperdício. Uma equipe capacitada é muito mais eficiente.
Industrialização: opte por obras pré-fabricadas em concreto
Se você deseja realmente mais sustentabilidade e redução de desperdícios, essa é a melhor opção. As construções pré-fabricadas são provenientes de um sistema industrializado de produção, desempenhando um papel fundamental na busca pelo cuidado ambiental.
Em uma fábrica, os processos são muito mais eficientes, controlados e baseados em diversas normas, e por conta disso, a sustentabilidade é prevista mesmo antes do desenvolvimento das peças. Assim, há redução de resíduos, entulhos e desperdícios de materiais, além da possibilidade de reaproveitamento de materiais e o uso eficiente de recursos naturais durante a fabricação.
Outro ponto muito importante, é que as peças chegam prontas na obra para a montagem, eliminando a necessidade de formas, betoneiras, armaduras e alvenarias de fechamento no local. Isso por si só já promove uma série de benefícios ao meio ambiente, como: redução de desperdícios, organização e limpeza no canteiro de obras e redução de resíduos.
Na Pré-vale, as peças são produzidas em escala industrial através de processos controlados e seguindo rigorosos controles. A empresa adota boas práticas desde a governança responsável, valorização e cuidado das pessoas, até a capacitação dos colaboradores, gestão de resíduos, geração de energia limpa, reaproveitamento de água para uso em decantadores, reciclagem do poliestireno expandido (EPS), entre outros.
Entre em contato com a equipe comercial para saber mais sobre a gestão estratégica e práticas sustentáveis.
Veja Também
-
O novo olhar na indústria de pré-fabricados de concreto A participação das mulheres na Pré-vale vai além das funções administrativas; elas estão presentes desde a concepção de projetos até em setores produtivos da fábrica, laboratório e inovação, além de cargos de liderança e na gestão da empresa.ver mais
-
Aplicação de estruturas pré-fabricadas em edifícios de múltiplos pavimentos Como uma alternativa eficiente, versátil, durável, resistente e sustentável, especialmente quando falamos de edifícios de múltiplos pavimentos.ver mais
-
Telhas zipadas: tecnologia, durabilidade e impermeabilidade em coberturas As telhas zipadas se destacam como uma opção moderna e altamente funcional, garantindo durabilidade, impermeabilidade e resistência às construções, além de muito mais agilidade na montagem.ver mais