Aplicações do pré-fabricado de concreto

Aplicações do pré-fabricado de concreto
08 de setembro de 2023

Com cada vez mais tecnologia e inovação, o concreto pré-fabricado se tornou uma das melhores possibilidades de aplicação em diferentes segmentos, atendendo as múltiplas necessidades da construção civil.

Os elementos pré-fabricados trazem versatilidade estrutural e arquitetônica aos projetos, oferecendo além da resistência e durabilidade, liberdade e flexibilidade de design de obras modernas, ousadas, sustentáveis e altamente eficientes.

Essa criação de layouts diferenciados, inclui também o atendimento das particularidades de cada empreendimento, por isso esse método construtivo tem feito parte ativa do crescimento do setor da construção no Brasil. As peças de concreto podem ser fabricadas em uma ampla variedade de formas, há como combiná-las com outros elementos e como pensar na funcionalidade interna de cada obra. Por exemplo, em um supermercado, é ideal que não exista a interferência de pilares e que os corredores sejam mais espaçosos. Já em um centro de distribuição, o armazenamento vertical pode ser a melhor solução para economizar espaço e facilitar a logística. Da mesma forma, um edifício residencial precisa unir a beleza externa, com vidros, plantas e outros elementos contrastando com a estrutura, e ao mesmo tempo, garantir o conforto dentro de cada apartamento.

Continue a leitura desse artigo e conheça as diversas aplicações do concreto pré-fabricado!

 

Aplicações do pré-fabricado em diferentes segmentos

A flexibilidade do concreto pré-fabricado, junto da praticidade, eficiência, sustentabilidade e possibilidade de design inovador, o torna uma opção atrativa para diferentes tipos de empreendimento. Dessa forma, ele pode ser utilizado desde grandes obras comerciais, a edifícios residenciais.

Confira algumas das aplicações do pré-fabricado em concreto:

 

1. Pré-fabricado em obras residenciais

As habitações podem ser projetadas de acordo com as necessidades específicas dos clientes. As obras pré-fabricadas podem servir tanto para projetos residenciais individuais, quanto para grandes prédios e edifícios.

 

2. Velocidade de execução em centros de distribuição

O pré-fabricado em concreto atende perfeitamente as necessidades dos centros de distribuição e entre as vantagens, a principal é a velocidade de fabricação e execução. Sendo assim, é possível ter um cronograma assertivo de produção, evitando erros e atrasos no prazo de execução. A verticalização de estoques também configura uma importante característica para os centros de distribuição. As tecnologias utilizadas permitem a fabricação de pilares com alturas cada vez mais elevadas, que aumentam a capacidade de armazenamento e trazem maior aproveitamento do terreno.

 

3. Pré-fabricado nas indústrias de transformação do plástico e de embalagens

Para entender melhor os benefícios para este setor, podemos citar como exemplo uma obra realizada pela Pré-vale à Plasútil Indústria e Comércio de Plásticos. A empresa localizada em Bauru, SP, tinha necessidade de um amplo espaço para armazenamento e foi possível realizar um empreendimento com 17 mil m² de área construída e um volume de ocupação de 250 mil m³. Para melhorar a capacidade de estoque e facilitar a circulação, foram utilizadas vigas protendidas, com grandes vãos livres de até 23 metros e pilares de 16 metros de altura, maximizando verticalmente o volume de ocupação. Saiba mais clicando aqui!

 

4. Setor de telecomunicações

Alguns dos benefícios para este ramo, é que além da segurança da estrutura e da velocidade de execução, que é menor que o convencional, há a redução de desperdícios de materiais e aumento de produtividade, da mesma forma como uma maior resistência e durabilidade estrutural, além é claro, da possibilidade de planejar minunciosamente os espaços internos e externos, unindo conforto e funcionalidade aos ambientes.

 

5. Pré-fabricados na indústria farmacêutica

Com os grandes vãos livres, provenientes do concreto protendido e a verticalização, é possível aumentar a capacidade de estoque, promover uma melhor circulação de colaboradores, movimentação de equipamentos e um maior espaço interno. As combinações de diferentes sistemas e acabamentos trazem total liberdade ao projeto, e permitem a adequação às exigências do setor. Saiba mais!

 

6. Pré-fabricação na indústria alimentícia

A pré-fabricação em construções do ramo alimentício está inserida tanto em projetos da indústria, em centros de armazenamento e distribuição (CDs), bem como em grandes redes e lojas de vizinhança supermercadistas. Em uma construção industrial, além de prever alturas mais elevadas nas áreas de armazenamento, há detalhes a serem atendidos quanto ao fluxo de produção e circuito de movimentação externa, tal como recebimento de matéria-prima e expedição. Em casos específicos, o projeto precisa prever pisos e revestimentos especiais, controle isotérmico, entre outros cuidados. No ramo alimentício, a construção de um galpão pré-fabricado pode ser a melhor opção, principalmente quando a operação é muito específica e requer um nível elevado de exigência para sua instalação.

 

7. Obras pré-fabricadas para centros educacionais e universidades

A construção pré-fabricada para centros educacionais e universidades têm características próprias que as diferenciam dos demais segmentos. Normalmente são obras com múltiplos pavimentos e de dimensões menores se comparadas aos complexos industriais, mas que exigem um bom planejamento sobre a utilização dos espaços destinados principalmente para salas de aula e corredores.

 

Possibilidade de armazenagem com transelevador

As estruturas pré-fabricadas para o sistema automático de armazenagem com transelevadores para paletes são amplamente utilizadas na indústria, em centros de distribuição e nos demais segmentos de mercado. A verticalização com a automação de armazenagem para paletes, proporciona aumento da produtividade, redução de custos, tempo e movimentos na operação, diminuição de erros ou desvios nas mercadorias, integração logística a partir da completa visualização dos processos e automação das operações de entrada e saída dos produtos.

Confira um artigo que fala mais sobre o assunto clicando aqui!

 

10 Vantagens do pré-fabricado em concreto em projetos arquitetônicos

 

  • ◦ Maior liberdade criativa;
  • ◦ Pode ser utilizado em uma ampla variedade de formas e tamanhos;
  • ◦ Permite a combinação de diferentes acabamentos (madeira, vidro, revestimentos, aço);
  • ◦ Permite a criação de construções inovadoras, com fachadas charmosas e interiores aconchegantes;
  • ◦ Design de interiores diferenciado;
  • ◦ Integração da obra com a paisagem (árvores e jardins), criando vínculo mais harmonioso entre a construção e o entorno;
  • ◦ Há muitas possibilidades arquitetônicas e liberdade ao projetar, além de poder sempre acompanhar as tendências construtivas da construção civil.
  • ◦ Há possibilidade de personalizar a obra de diversas formas, como: ampliação da capacidade de armazenamento com a verticalização de estoques; maior altura do pé direito ou o comprimento dos vãos livres; otimização da área útil; arquitetura das fachadas; estacionamentos customizados; ampliação de espaços já existentes, entre outros;
  • ◦ Agilidade de fabricação e velocidade da construção;
  • ◦ A fabricação controlada em fábricas resulta em menor emissões de gases poluentes e resíduos gerados durante a construção e permite também a uniformidade dos componentes, com peças pré-fabricadas mais precisas e uniformes.

 

A Pré-vale é especialista na fabricação de peças pré-fabricadas, que podem ser projetadas de acordo com as necessidades do empreendimento e combinadas com outros elementos utilizados na construção civil. Solicite um orçamento diretamente pelo site!

Mais Fotos

Veja Também

Aguarde