283 crianças recebem consultas oftalmológicas através do Projeto Ver e Viver

283 crianças recebem consultas oftalmológicas através do Projeto Ver e Viver
02 de agosto de 2019

As consultas oftalmológicas realizadas pelo Projeto Ver e Viver a 283 alunos da rede municipal de Ibirama, foram finalizadas nesta semana. As consultas foram realizadas em Rio do Sul, no Instituto de Olhos do Alto Vale e 141 crianças receberam indicação para uso de óculos de grau.

Essa é a terceira etapa do Projeto, que foi realizada logo após a triagem feita pelos próprios professores em alunos da educação básica de seis escolas da rede municipal de ensino de Ibirama.

O processo inicial de detecção de afecção visual triou 1.349 crianças. As consultas tiveram início em junho e os alunos receberam transporte, alimentação e todo o apoio pedagógico e médico necessário.

Além das consultas, os alunos já puderam também fazer a escolha dos óculos que também vão receber de forma gratuita. E, para facilitar a escolha, a ótica se deslocou até as escolas, levando dezenas de opções de óculos e dando ainda a oportunidade de os pais acompanharem a escolha, como foi o caso da mãe de um dos alunos, Claudinéia Aparecida dos Santos, que inclusive avaliou como positiva a ação.

Segundo ela, o filho já usava óculos, mas há um ano não havia retornado no médico por questões financeiras, já que a outra filha possui um problema ainda mais grave de visão.

“Nem todos os pais têm condições de bancar de seis em seis meses uma consulta. No caso dele, já passou de um ano, acho que já estavam até vencidas as lentes. Eu ainda conseguia pagar por prestações no tratamento, mas achei esse projeto um alívio porque eu tenho outra filha que usa óculos e que tem miopia de mais de sete graus e como eu tenho dois filhos que já usam isso, essa dificuldade se multiplica. Hoje que eu trabalho com vendas eu tenho um pouco de condições melhores, mas já tive momentos que eu não tive, então agora com o projeto fica melhor. Eu ganhei do meu filho e vou pagar o da minha filha que inclusive tinha pago a última prestação dela agora, ou seja, o Projeto Ver e Viver é sensacional”.

Claudinéia finalizou dizendo que através do Projeto, as crianças terão a oportunidade de aprender mais e de conseguir o desenvolvimento desejado na educação. “Existem famílias que eu imagino que passam por situações muito mais difíceis que a minha e que não tem nem emprego. Uma criança sem visão não tem entendimento, o futuro dela é a visão. É a visão que vai fazer com que a criança leia, que tenha alegria com leitura e é isso que vai fazer com que ela evolua, então se a criança tem esse acesso, é realmente maravilhoso. Eu sou a testemunha viva disso, porque eu tinha dificuldades na escola porque minha mãe não percebeu minha perca de visão, e era isso que me comprometia, então é muito importante saber que com o Projeto está se dando atenção aos nossos filhos”.

Agora que mais uma etapa foi finalizada, a quarta e última fase do Projeto Ver e Viver vai acontecer em agosto, em um evento que será realizado para os alunos, pais e professores, onde serão entregues os óculos escolhidos.

Veja o vídeo desta etapa

Sobre o Projeto Ver e Viver

O Projeto Ver e Viver foi lançado no dia 16 de maio em Ibirama. O programa que é uma realização da Pré-vale Pré-moldados de Concreto, com apoio da Fundação ArcelorMittal, Comercial Daclande, Instituto de Olhos do Alto Vale e Prefeitura de Ibirama, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, busca detectar e tratar problemas visuais em alunos da educação básica da rede municipal de ensino.

No processo de detecção da triagem e na parte de deslocamento ao Instituto de Olhos do Alto Vale, a Prefeitura de Ibirama através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, deu total apoio. O atendimento oftalmológico foi subsidiado parcialmente pelo Instituto de Olhos do Alto Vale e os óculos, que serão entregues de forma gratuita em agosto, serão custeados pela Pré-vale Pré-moldados de Concreto e Comercial Daclande.

Mais Fotos

Veja Também

Aguarde